Popular posts

About Me

Há muitos anos me pergunto quem eu sou. Quanto mais me pergunto, menos sei quem sou. O que penso que sou não é o que sou.

Translate

Total de visualizações

Samsung ataca Apple em comercial nos Estados Unidos e sai na frente

domingo, 18 de dezembro de 2011
Posted by Wermeson Sousa
apple samsungParece que a campanha que a Samsung armou contra a Apple está funcionando. Segundo o site Mashable, os celulares da fabricante sul-coreana ultrapassaram o iPhone nos Estados Unidos, em termos de receptividade, depois que a Samsung lançou um comercial bastante polêmico.

De acordo com a YouGov BrandIndex, empresa que mede os sentimentos das pessoas em relação às marcas, a Samsung ficou em alta após o lançamento do anúncio.

Segundo a empresa, essa mudança de comportamento tem sido observada entre adultos com mais de 50 anos, que tiveram uma percepção mais negativa em relação ao iPhone.

No comercial, a fabricante do Galaxy S II fala mal da bateria do iPhone e tira sarro dos applemaníacos, fãs incondicionais da empresa de Steve Jobs.

O vídeo ainda mostra as intermináveis filas em frente às lojas da Apple, durante o lançamento do iPhone 4S, e até compara a tela dos smartphones.

Além da briga entre as duas fabricantes, a companhia de pesquisa também divulgou que o Kindle está sendo melhor recebido que o iPad nos Estados Unidos.

Assista o comercial abaixo:

Gráfico: quem realmente é dono do Facebook? E quanto a empresa realmente vale?

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Posted by Wermeson Sousa
Na manhã de ontem (15/12), o site americano Gawker recebeu um e-mail que talvez valha até mais que um prêmio de loteria para os veículos de tecnologia em todo o mundo. Afinal, que site/jornal/TV/rádio não gostaria de ter acesso a uma planilha financeira do Facebook? De acordo com as informações, o Facebook tem, hoje, uma reserva de caixa equivalente à de empresas como 3M, eBay e Yahoo!.

Segundo a fonte do Gawker, que seria ligada à área financeira da empresa, a receita do Facebook não para de crescer, e a empresa deve arrecadar mais de 1 bilhão de dólares em 2011 - mais que o dobro do arrecadado em 2010 e o quádruplo do que conseguiu em 2009.

O mercado especula que um IPO do Facebook está próximo. De acordo com analistas, a empresa deverá ser avaliada em 100 bilhões de dólares e, com essa manobra, deverá elevar ainda mais a sua reserva. Abaixo, você confere alguns dados presentes no e-mail recebido pelo Gawker, além de um gráfico que mostra como está a divisão acionária da empresa no momento.
Os números do Facebook

(01/2011 a 09/2011)

Propriedade: US$ 5,6 bilhões

Dinheiro em caixa: $3.5 bilhões

Dívidas: 0

Participação de acionistas: US$ 4,5 bilhões

Fluxo de caixa: US$ 1 bilhão

Receita bruta: US$ 2,5 bilhões

Lucro líquido: US$ 714 milhões

Gráfico: quem é dono do Facebook?

Supondo que a empresa será avaliada em US$100 bilhões no próximo IPO, faça as contas e descubra quanto cada uma das partes abaixo está "valendo" no mercado:

Reprodução

*°*: Nada a comentar... Por Olhar Digital

Google doa US$11,5 milhões para projetos de luta contra a escravidão

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Posted by Wermeson Sousa
Quando falamos em escravidão, pensamos inicialmente em navios negreiros, colonização e outras características de séculos passados.

Mas, há também a escravidão moderna, que mantém mais de 27 milhões de pessoas no mundo sob regime de trabalho forçado.

Também há quem lute contra ela - entre eles, o Google, que fez uma doação de US$11,5 milhões (cerca de R$21,4 mi) na tentativa de diminuir esse abuso.

Segundo informações da Reuters, a doação, que será destinada a projetos de educação e intervenção na Índia, Europa e Estados Unidos, pode representar a maior contribuição corporativa feita contra o trabalho forçado.

De acordo com o Google, a iniciativa deve "libertar mais de 12 mil pessoas da escravidão dos dias modernos" e prevenir que mais pessoas virem vítimas desse abuso contra a humanidade.

A empresa já listou 10 instituições que receberão parte desse dinheiro. Todas elas são encarregadas de identificar os focos da escravidão, além de documentar os abusos, libertar as pessoas e oferecer terapia para os necessitados.

Os US$11,5 milhões são apenas parte dos US$40 milhões (cerca de R$74,4 mi) que serão usados para financiamento de projetos de ensino de ciências, tecnologia, engenharia e matemática para as pessoas afetadas.

Facebook, Google e Apple aparecem na lista das melhores empresas para se trabalhar

Posted by Wermeson Sousa
O site Glassdoor, que reúne comentários e reviews com um olhar que vem de dentro das empresas, acaba de lançar o Employees’ Choice Awards, uma lista que contém 50 empresas consideradas pelos próprios empregados as melhores para se trabalhar.

Google, Apple e Facebook garantiram seu lugar.

A rede social de Mark Zuckerberg, que recebeu 93% de aprovação como CEO, aparece em 3º lugar. O Facebook teve 4,3 dos 5 pontos possíveis.

Segundo o CNet, alguns dos empregados dizem que a rede social é um local muito competitivo, mas é gratificante e incrível de se trabalhar.

O Facebook chegou a ser chamado de "o trabalho mais difícil que você vai sempre amar". Isso porque, mesmo sendo um trabalho difícil e que possa agregar muito pressão, oferece bastante autonomia para os funcionários.

"Somos tratados como adultos, com muita responsabilidade. As vantagens são incríveis se comparadas a outros locais em que trabalhei. Somos muito sortudos por trabalharmos aqui", disse um dos funcionários.

A 5ª posição ficou com o Google, com 4 pontos, De acordo com um dos funcionários, ela é uma empresa que, quando você trabalha lá, "pode ficar orgulhoso de contar para a sua mãe". Os funcionários a classificaram como um local com muitas vantagens e compensações.

Porém, alguns disseram que "como uma grande companhia, é muito fácil para as pessoas/projetos se perderem no processo". Independentemente disso, Larry Page está bem: tem 92% de aprovação.

A Apple não ficou de fora e conquistou a 10ª posição. Ela ficou com 3,9 pontos na votação por ter grandes oportunidades de os funcionários trabalharem em produtos de inovação e tecnologias interessantes.

Um dos comentários sobre a empresa foi que ela é "muito revigorante. Tem sempre um desafio a ser superado".

Mas, há pontos 'negativos': "como a tecnologia está sempre se movendo rapidamente, como na velocidade da luz, você tem de se manter atualizado sobre tudo na Apple", afirma um dos entrevistados.

Mesmo assumindo a posição em agosto desse ano, Tim Cook recebeu 96% de aprovação.

A lista leva em conta salário e benefícios, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, oportunidade de crescimento e como o CEO está desempenhando sua função. Cerca de 250 mil empregados foram entrevistados.

Empresas como Qualcomm, Groupon e NVIDIA também aparecem na lista. Para ver a relação completa, clique aqui.

Tablet mais barato do mundo pode chegar ao Brasil

Posted by Wermeson Sousa
Tablet IndianoSe você quer adquirir um tablet, mas sempre achou os preços de mercado muito altos, uma notícia pode te animar.

A fabricante indiana DataWind pode trazer o tablet mais barato do mundo para o Brasil. A empresa quer utilizar os benefícios das leis de isenção fiscal para a produção do equipamento em terras brasilerias.

Chamado "UbiSlate" ou "Aakash", o aparelho portátil é voltado para estudantes e produzido na Índia com apoio e subsídio governamental.

O modelo mais popular custa 2.500 rúpias indianas, o equivalente a R$ 87 reais. A versão 7 do UbiSlate sai por 2.999 rúpias, ou R$ 105. Para efeito de comparação, o iPad 2, da Apple, custa em média R$ 1.650 e o Galaxy Tab, da Samsung, entre R$ 999 e R$ 1.499 no Brasil.

A DataWind consegue que o produto seja mais barato, pois a estrutura dos tablets transferem o processamento para a nuvem, por meio de servidores.

O "Aakash", que já é comercializado por lá, roda o modelo 2.2 do Android, possui Wi-Fi e bateria de 2.100 mAh. Já o "Ubislate 7" chega ao mercado indiano em janeiro de 2012, e virá com Android 2.3, Wi-Fi, bateria de 3.200 mAh e também funciona como celular.

O Brasil não é o único país na mira da DataWind. Segundo o presidente da empresa, Suneet Singh Tuli, países como Tailândia, Trinidad e Tobago, Turquia, Egito, Panamá e Sri Lanka também negociam com a fabricante.

"Os ricos têm acesso ao mundo digital, os pobres têm sido excluídos. O 'Aakash' terminará com a divisão digital", afirmou o ministro das Telecomunicações e da Educação da Índia, Kapil Sibal, à Reuters, quando o país recebia 100 mil unidades do aparelho destinados a estudantes.


Será que vai ser mais um "Faz de contas" ou "Era uma vez" brasileiro de novo?

Zeitgeist 2011: a retrospectiva do ano feita pelo Google

Posted by Wermeson Sousa
Chegamos ao final de 2011, época em que todo mundo entra no túnel do tempo para relembrar fatos importantes no ano que passou.

Mantendo a tradição, o Google elaborou o seu 11º Zeitgeist - lista que reúne os termos mais populares e que cresceram mais rapidamente no ano, de acordo com as buscas em sua ferramenta.

No 1º lugar, está a cantora teen Rebecca Black, que ficou famosa pelo Youtube e já reúne uma legião de fãs e de "inimigos".

A garota ganhou fama com a música "Friday" - apontada como a pior música da história. Apesar da "torcida do contra", Rebecca já lançou sua 3ª música e parece que não vai parar tão cedo...

Reprodução

No 2º lugar está a rede social da empresa, a Google+, criada em junho deste ano. A rede ficou marcada pelos famosos "círculos" de amigos e pelo "hangout", plataforma que permite encontros online com diversos amigos.

Depois, vieram as páginas empresariais ou de marcas e o famoso botão "+1", que permite que você compartilhe seus gostos com todos.



Reprodução

O comediante Ryan Dunn ficou em 3º lugar. Ele é ex-integrante dos programas "Jackass" e "Viva La Bam", onde alguns "stunt performers", ou pessoas que desempenham acrobacias e ações perigosas, passam por situações, digamos, dolorosas. Ryan morreu em um acidente de carro no dia 20 de junho, com apenas 34 anos de idade.

Reprodução




Casey Anthony, jovem que foi presa sob a acusação de homicídio em 1º grau em julho, ficou logo atrás, na 4ª posição. O caso é que a filha de Casey, chamada Caylee, teve ser corpo encontrado em uma floresta perto de sua casa, em Orlando, Flórida, nos EUA.

Reprodução

Um dos games mais esperados do ano por geeks do mundo todo marcou presença na lista, ficando em 5º lugar. Trata-se de Battlefield 3, da Electronic Arts, que foi lançado em outubro. O game é concorrente direto do Call of Duty: Modern Warfare 3 e chegou a vender 5 milhões de unidades somente na 1ª semana.

Reprodução



Na sequência, temos o não lançado iPhone 5, da Apple. Ficando com a 6ª posição, o aparelho marcou presença por causa de todos os rumores em torno dele. No fim das contas, após muito falatório em torno do lançamento, a Apple anunciou o iOS 5 e o novo iPhone 4S, decepcionando parte dos milhões de Applemaníacos.














Reprodução

A cantora inglesa Adele Laurie Blue ficou com a posição de número 7 na lista. A estrela balançou a indústria musical com as mais de 200 mil cópias do álbum "21", vendidas em apenas 1 semana somente no Reino Unido. O disco ficou 16 semanas seguidas em 1º lugar na lista dos melhores álbuns ingleses.

Reprodução



O 8º lugar da lista do Google ficou marcado por um desastre de proporções inimagináveis: a explosão na usina de Fukushima, no Japão. Após terremotos e tsunamis atingirem a costa japonesa, a central nuclear da província sucumbiu, liberando níveis de radiação 1000 vezes maiores que os normais. No caso, o termo que entrou para a lista foi o correspondente em japonês a TEPCO, ou Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, empresa responsável pela central nuclear.

Reprodução

Um dos casos que mais abalou o mundo high-tech ficou com a 9ª posição. A morte de Steve Jobs rendeu diversas notícias e homenagens a Steve Jobs, co-fundador e ex-CEO da Apple. Steve morreu no dia 5 de outubro, após um luta de cerca de 7 anos contra um câncer pancreático.

Reprodução



No último lugar da lista, mas não menos importante, está o iPad 2. O tablet entrou no ranking por vender mais de 500 mil unidades em sua 1ª semana de mercado. O lançamento ficou marcado pela presença de Jobs, que estava sob licença médica naquela época.

Reprodução

 Além dessa enorme retrospectiva dos termos mais procurados, o Google também lançou um vídeo do Zeitgeist 2011 que é, no mínimo, emocionante.

Ele relembra os principais fatos que aconteceram no planeta e que, querendo ou não, passaram pelo buscador da empresa, desde as revoluções árabes, até enchentes brasileiras e o movimento Ocuppy Wall Street. Veja abaixo e relembre:


Para ver a lista completa, inclusive por categorias e países, clique aqui. Ah, bom fim de ano, leitor!

PRODUZIDO POR LUCAS TAVARES - OLHAR DIGITAL

Bill Gates afirma: não voltarei à Microsoft

Posted by Wermeson Sousa
Bill GatesBill Gates, definitivamente, não está voltando para a Microsoft. O co-fundador da empresa negou rumores recentes de que poderia voltar a ocupar um cargo na companhia em entrevista ao Fairfax Media.

O co-fundador da Microsoft se aposentou de seu cargo de CEO da empresa em junho de 2008 e, desde então, se dedica integralmente à Fundação Bill & Melinda Gates, fundada com sua esposa. Gates garantiu que continuará apenas na fundação até o fim dos seus dias.

"Estou parcialmente envolvido com a Microsoft, inclusive dei alguns conselhos nesta semana, mas isso não vai mudar - a fundação requer toda a minha energia e sentimos que ela tem um grande impacto", afirmou.

A volta de Bill Gates é um boato frequente. Ele negou ao menos duas vezes recentemente que estaria se preparando para voltar à Microsoft - em 2010 e em junho deste ano. O fato é que, desde a sua saída, a Microsoft perdeu espaço no mercado. As ações, que chegaram a custar US$ 60 em 1999, caíram para um patamar próximo dos US$ 20 com Steve Ballmer em seu lugar.

Além disso, a empresa viu o crescimento de concorrentes como Apple e Google e, atualmente, tenta correr atrás delas para conseguir uma boa posição no mercado de sistemas móveis, com seu Windows Phone.

Por: Olhar Digital

Eles vêm aí: iPad 3 e novo Galaxy Tab devem ser anunciados em fevereiro de 2012

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Posted by Wermeson Sousa
iPad 3 e Galaxy TabDe acordo com o site Business Insider, o analista Richard Gardner, do Citigroup, afirma que a Apple deve apresentar o iPad 3 em fevereiro do ano que vem. Simultaneamente, no mesmo mês, a Samsung também pretende mostrar ao mundo o novo tablet da linha Galaxy.

O novo modelo da terceira geração de tablets da Apple terá tela de retina - que já é usada no iPhone 4 e 4S - e quatro vezes a quantidade de pixels do iPad 2, com resolução de 2.048 x 1.536.

Gardner diz que obteve essa informação de "diversas fontes" e, até onde ele conseguiu apurar, a fabricação do tablet segue como previsto, sem problemas que possam levar a um adiamento.

Essa notícia reforça os rumores que já circulam no mercado há alguns meses, aliada ao fato do iPad original e do iPad 2 terem sido anunciados no começo de 2010 e 2011, respectivamente.

Dessa forma, é natural que a Apple faça o mesmo com o iPad 3.

Enquanto isso, o site BRG noticiou que a Samsung deve apresentar o Galaxy Tab também em fevereiro. O aparelho deverá ter uma enorme tela de 11,6 polegadas (a do iPad 2 mede 9,7 polegadas), e reproduzir imagens em alta resolução. O sistema operacional será o Android 4.0, também conhecido como Ice Cream Sandwich.

Algo importante e que vale lembrar é que notícias não oficiais sobre o iPad 3 especulam que, por causa da nova tela, o aparelho poderá ser ligeramente mais espesso que o iPad 2.

Também acredita-se que a Apple deve continuar vendendo o iPad 2 que, nesse caso, teria seu preço reduzido.

Isso pode ser visto na linha iPhone, onde os modelos 4 e 3GS continuam à venda mesmo após o lançamento do modelo 4S, cada um com preços distintos.

Oferecer o iPad mais barato seria uma maneira da Apple concorrer com a Amazon, que vem tendo um grande sucesso com o Kindle Fire graças ao preço baixo.

Por: Olhar Digital

24% da população europeia entre 16 e 74 anos nunca entrou na internet

Posted by Wermeson Sousa
Europa
De acordo com estudo recentemente divulgado pelo Eurostat, o órgão oficial de pesquisas da União Europeia, uma fatia de 24% dos cidadãos europeus nunca acessou a internet.

O estudo ainda indica que cerca de 70% de quem acessa a internet possui uma conexão banda larga.

Comparando dados do ano de 2006 com os de 2011, o estudo tem a ideia de mostrar como a internet está inserida na realidade da população europeia: há cinco anos, menos de 50% dos domicilios do Velho Continente sequer tinha uma conexão de internet, muito menos banda larga.

O estudo também mostra em quais países o comércio eletrônico é mais difundido: Dinamarca, Alemanha, Suécia e Reino Unido constituem a maior participação do e-commerce do continente.

Para ver o estudo completo, clique aqui.

O que esperar dos smartphones quad-core?

terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Posted by Wermeson Sousa
ProcessadorEm 2011, pudemos presenciar a ascensão dos celulares com tecnologia dual-core, ou seja, com 2 núcleos de processamento. Acha muito? Então, espere 2012 começar.

No ano que vem, poderemos ver celulares realmente rápidos, com a chegada dos smartphones quad-core, ou com 4 núcleos.

Mas, qual é a diferença trazida pelo número de núcleos? Basicamente, quanto mais núcleos de processamento, mais rápido será o celular. Os melhores resultados poderão ser vistos quando o usuário requisitar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, e conseguir uma performance que pode ser comparada até a de computadores.

O primeiro celular quad-core já está a caminho: de acordo com o site CNet, o HTC Edge terá 1.5GHz com um processador quad-core, além de 4,5 polegadas de display, 32GB de memória interna e outras funções.

Ele carregará o chamado Tegra 3, novo processador da NVIDIA que, segundo a empresa, é 5 vezes melhor que seu antecessor dual-core, o Tegra 2.

A própria NVIDIA garante: "Processadores dual-core serão o padrão de 2011, mas os quad-cores estão chegando em um futuro próximo". Claro, a empresa não deixa claro o quão próximo é esse futuro.

A Qualcomm, também fabricante de processadores, já garante a produção de quad-cores para 2012, prometendo o novo Snapdragon.

Mas, já que de rumores o mundo não se faz, nos resta esperar e ver se no começo de 2012, os tão prometidos quad-cores chegam a nós, mortais.


Por Olhar Digital

Bill Gates de volta à Microsoft?

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Posted by Wermeson Sousa
Bill GatesNa última quinta-feira (08/12), uma reportagem da revista Fortune fez a pergunta: "E se Bill Gates voltasse para a Microsoft?".

No texto, o repórter Alex Konrad especula tal movimentação e ainda aponta outros casos parecidos, como a volta do executivo Howard Schultz para a Starbucks; ou mesmo de Michael Dell para a empresa que leva seu nome; ou Steve Jobs para a Apple; ou Larry Page para o Google... a lista é imensa.

Os rumores sobre a volta de Gates são frequentes - a própria reportagem da Fortune aponta que ele já negou uma recolocação na empresa em 2010 e, novamente, em junho deste ano.

A presença de Bill Gates de forma mais efetiva, segundo o repórter, seria uma oportunidade de valorização das ações da empresa, que apresentam uma queda frequente desde a entrada de Steve Ballmer.

Ao final de 1999, as ações da Microsoft custavam cerca de US$ 60, e bastou Ballmer assumir o posto máximo para que elas passassem a custar cerca de US$ 50. Em 2008, atingiram seu nível mais crítico - abaixo de US$ 20, e se mantêm um pouco acima desse patamar até os dias de hoje.

A história parece interessante e faz sentido? Pois é, mas, na prática, Larry Cohen, chefe do RH da Microsoft, disse que tudo não passa de uma pergunta feita pelo repórter em sua matéria e interpretada como verdade por parte do público. O chefe do RH garantiu para Ina Fried, colunista do site All Things D e jornalista especializada na cobertura da Microsoft durante uma década na Cnet, que nada disso é verdade.

No entanto, Gates nunca se desligou da Microsoft. Ele continua desenvolvendo projetos para a Bill & Melinda Gates Foundation, criada pelo casal para pesquisar e trazer desenvolvimentos para as áreas de saúde, desenvolvimento social e educação.

Por: Olhar Digital

Galeria: visual dos principais sites quando eles surgiram na web

Posted by Wermeson Sousa
A evolução da web ocorre em uma velocidade impressionante. Novos serviços estão se aperfeiçoando a cada dia e, às vezes, nem percebemos o tanto que as coisas mudaram em tão pouco tempo.

Mas, que tal viajar pelo túnel do tempo até o momento em que algumas das principais páginas nacionais e internacionais estavam nascendo?

Algumas das fotos são do site Mashable e, com a ajuda do Wayback Machine, sistema que reúne screenshots de todos os sites da internet, mesmo de 10, 15 anos atrás, conseguimos reunir imagens do nascimento do Youtube, Facebook, Google e mais alguns outros.

Sites brasileiros também fazem parte da nossa galeria - assim, você consegue compará-los com a versão atual. Hotmail, Orkut e até o nosso Olhar Digital sofreram grandes mudanças no visual.


Lembra de algum deles? Então, deixe seu depoimento nos comentários. E se quiser fazer uma visita por qualquer site do passado, acesse a Wayback Machine.