- Home »
- Zeitgeist 2011: a retrospectiva do ano feita pelo Google
Chegamos ao final de 2011, época em que todo mundo entra no túnel do tempo para relembrar fatos importantes no ano que passou.
Mantendo a tradição, o Google elaborou o seu 11º Zeitgeist - lista que reúne os termos mais populares e que cresceram mais rapidamente no ano, de acordo com as buscas em sua ferramenta.
No 1º lugar, está a cantora teen Rebecca Black, que ficou famosa pelo Youtube e já reúne uma legião de fãs e de "inimigos".
A garota ganhou fama com a música "Friday" - apontada como a pior música da história. Apesar da "torcida do contra", Rebecca já lançou sua 3ª música e parece que não vai parar tão cedo...
No 2º lugar está a rede social da empresa, a Google+, criada em junho deste ano. A rede ficou marcada pelos famosos "círculos" de amigos e pelo "hangout", plataforma que permite encontros online com diversos amigos.
Depois, vieram as páginas empresariais ou de marcas e o famoso botão "+1", que permite que você compartilhe seus gostos com todos.
O comediante Ryan Dunn ficou em 3º lugar. Ele é ex-integrante dos programas "Jackass" e "Viva La Bam", onde alguns "stunt performers", ou pessoas que desempenham acrobacias e ações perigosas, passam por situações, digamos, dolorosas. Ryan morreu em um acidente de carro no dia 20 de junho, com apenas 34 anos de idade.
Casey Anthony, jovem que foi presa sob a acusação de homicídio em 1º grau em julho, ficou logo atrás, na 4ª posição. O caso é que a filha de Casey, chamada Caylee, teve ser corpo encontrado em uma floresta perto de sua casa, em Orlando, Flórida, nos EUA.
Um dos games mais esperados do ano por geeks do mundo todo marcou presença na lista, ficando em 5º lugar. Trata-se de Battlefield 3, da Electronic Arts, que foi lançado em outubro. O game é concorrente direto do Call of Duty: Modern Warfare 3 e chegou a vender 5 milhões de unidades somente na 1ª semana.
Na sequência, temos o não lançado iPhone 5, da Apple. Ficando com a 6ª posição, o aparelho marcou presença por causa de todos os rumores em torno dele. No fim das contas, após muito falatório em torno do lançamento, a Apple anunciou o iOS 5 e o novo iPhone 4S, decepcionando parte dos milhões de Applemaníacos.
A cantora inglesa Adele Laurie Blue ficou com a posição de número 7 na lista. A estrela balançou a indústria musical com as mais de 200 mil cópias do álbum "21", vendidas em apenas 1 semana somente no Reino Unido. O disco ficou 16 semanas seguidas em 1º lugar na lista dos melhores álbuns ingleses.
O 8º lugar da lista do Google ficou marcado por um desastre de proporções inimagináveis: a explosão na usina de Fukushima, no Japão. Após terremotos e tsunamis atingirem a costa japonesa, a central nuclear da província sucumbiu, liberando níveis de radiação 1000 vezes maiores que os normais. No caso, o termo que entrou para a lista foi o correspondente em japonês a TEPCO, ou Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, empresa responsável pela central nuclear.
Um dos casos que mais abalou o mundo high-tech ficou com a 9ª posição. A morte de Steve Jobs rendeu diversas notícias e homenagens a Steve Jobs, co-fundador e ex-CEO da Apple. Steve morreu no dia 5 de outubro, após um luta de cerca de 7 anos contra um câncer pancreático.
No último lugar da lista, mas não menos importante, está o iPad 2. O tablet entrou no ranking por vender mais de 500 mil unidades em sua 1ª semana de mercado. O lançamento ficou marcado pela presença de Jobs, que estava sob licença médica naquela época.
Além dessa enorme retrospectiva dos termos mais procurados, o Google também lançou um vídeo do Zeitgeist 2011 que é, no mínimo, emocionante.
Ele relembra os principais fatos que aconteceram no planeta e que, querendo ou não, passaram pelo buscador da empresa, desde as revoluções árabes, até enchentes brasileiras e o movimento Ocuppy Wall Street. Veja abaixo e relembre:
Para ver a lista completa, inclusive por categorias e países, clique aqui. Ah, bom fim de ano, leitor!
PRODUZIDO POR LUCAS TAVARES - OLHAR DIGITAL
Postar um comentário