Popular posts

About Me

Há muitos anos me pergunto quem eu sou. Quanto mais me pergunto, menos sei quem sou. O que penso que sou não é o que sou.

Translate

Total de visualizações

Archive for 07/07/2013 - 14/07/2013

Novo trailer de “Grand Theft Auto 5″ é liberado

quinta-feira, 11 de julho de 2013
Posted by Wermeson Sousa
Foi liberado um novo trailer de “Grand Theft Auto 5”.
O jogo é considerado super polêmico, já que o protagonista tem que fazer coisas erradas, como assaltos, formação de quadrilha, porte ilegal de armas, roubo a carros e muito mais...
No novo GTA, o jogador vai poder controlar três personagens -, cada um deles com características diferentes e uma missão dentro do game.
O jogo vai se passar na cidade de “Los Santos”, que é uma versão da cidade de Los Angeles, dos Estados Unidos.
“GTA 5” chega às lojas no dia 17 de setembro. O jogo sai em versões pra Playstation 3 e Xbox 360.
Confira abaixo o trailer:

Android já teve 10 versões diferentes; relembre a evolução do sistema

Posted by Wermeson Sousa
Se você tem um celular Android, existe uma chance bastante grande de que ele utilize uma variação das versões 2.3 (Gingerbread), ou 4.1 (Jelly Bean). Isso porque são estas, atualmente, as duas versões mais populares do sistema móvel do Google.

Recentemente, a Jelly Bean ultrapassou a Gingerbread como versão mais popular do sistema operacional, totalizando 37,9% do total de usuários do Android, contra 34,1% de usuários do Gingerbread. Entretanto, mesmo contando com mais de 70% dos usuários, as duas versões estão longe de serem as únicas.

Desde seu lançamento, em 2008, o Android já teve dez versões diferentes, sem contar as pequenas variações, entre as versões. Abaixo listamos as principais mudanças implantadas em cada uma delas


Android 1.0 (ainda sem apelido)
Reprodução
Primeira versão comercial do sistema operacional, lançada em 23 de setembro de 2008. Já possuía aplicativos do Google e vários outros recursos básicos, mas que na época eram inovadores, como um Media Player, navegador e suporte a Wi-Fi e Bluetooth.

Ele já tinha acesso ao Android Market, que mais tarde seria renomeado para Google Play, para download de aplicativos.

Android 1.1 (sem apelido)
Reprodução
Primeira atualização do sistema, lançada em 9 de fevereiro de 2009, corrigiu falhas e bugs da versão 1.0 e não trouxe grandes inovações. Entre as novidades, estão o detalhamento e exibição de reviews de locais quando o usuário faria uma busca no Maps e melhorias na interface para realizar chamadas.

Android 1.5 (Cupcake)
Reprodução
Foi a primeira versão do sistema operacional a receber um apelido carinhoso de sobremesa, que virou padrão daí em diante. Lançada em 27 de abril de 2009, ela teve a inclusão dos Widgets, que até hoje são marca registrada do sistema e gravação e reprodução de vídeos em formato MPEG-4 e 3GP.

Também incluiu transições de telas animadas e melhorias no teclado, que passou a funcionar com o celular na vertical e horizontal, suportar palavras customizadas pelo usuário e permitir instalação de teclados desenvolvidos por terceiros.

Android 1.6 (Donut)
Reprodução
A versão foi lançada em 15 de setembro de 2009 e trouxe suporte à resolução 800x480 e a inclusão de uma caixa de buscas já na tela inicial, para facilitar pesquisas internas e na web. Também teve melhorias em acessibilidade e a inclusão de um sistema de síntese de voz.

Também trouxe mais facilidade de uso para o Google Play, possibilitando a inclusão de screenshots de aplicativos.

Android 2.0 a 2.1 (Eclair)
Reprodução
A “bomba de chocolate” foi lançada em 26 de outubro de 2009 e marcou a primeira atualização radical do sistema operacional móvel do Google. Trouxe uma nova interface, velocidade de hardware otimizada e suporte ao HTML5 no navegador.

O sistema ainda apresentou a possibilidade de inclusão de várias contas no aparelho, para sincronização de contatos de várias fontes diferentes, além de trazer suporte ao protocolo de e-mail Microsoft Exchange. As atualizações posteriores apenas trouxeram correções de bugs.

Android 2.2 a 2.2.3 (Froyo)
Reprodução
Lançada em 10 de maio de 2010. A versão foi marcada por várias novidades que rodavam “sob o capô” do sistema e praticamente eram invisíveis ao usuário comum, com otimização de velocidade, memória e desempenho. Trouxe a possibilidade de transformar o celular em um hotspot de Wi-Fi e instalação de aplicativos em cartões de memória removíveis.

As atualizações posteriores trouxeram apenas correções de falhas de segurança e bugs menores.

Android 2.3 a 2.3.7 (Gingerbread)
Reprodução
Foi a versão mais popular do Android até pouco tempo, e também mais duradoura, presente até hoje em dispositivos mais baratos. Foi lançada em 6 de dezembro de 2010 e trouxe interface renovada e simplificada e suporte a resolução HD e tecnologia NFC.

Também passou a ter suporte nativo a sensores como barômetro e giroscópio e a aceitar múltiplas câmeras em um mesmo dispositivo. Assim, as câmeras frontais passam a se popularizar.

Android 3.0 a 3.2 (Honeycomb)
Reprodução
Foi o único sistema operacional desenvolvido para tablets, lançado em 22 de fevereiro de 2011. Sua nova interface “holográfica” foi otimizada para este tipo de dispositivo. Ele trouxe melhorias de câmera e simplificação de multitarefas e suporte a processadores com múltiplos núcleos. A navegação na internet também foi melhorada, com a novidade do modo incógnito. O sistema também passou a permitir a encriptação de todos os dados do usuário.

A maioria das Smart TVs com o sistema Google TV utilizava uma versão modificada do Honeycomb 3.2.

Android 4.0 a 4.0.4 (Ice Cream Sandwich)
Reprodução
Lançado em 19 de outubro de 2011, a versão trouxe para os smartphones os botões virtuais disponíveis nos tablets com Honeycomb, abolindo a necessidade de teclas físicas nos dispositivos. Apresentou o Android Beam, que permitia o envio rápido de arquivos por aproximação de aparelhos, por meio de NFC.

Também incluiu a possibilidade de acessar aplicativos diretamente da tela de bloqueio e desbloqueio por meio de reconhecimento facial. O Chrome passou a aceitar navegação em abas (até 16 abas simultâneas), e o sistema trouxe editor de fotos nativo.

Android 4.1 a 4.2.2 (Jelly Bean)
Reprodução
A versão mais recente do Android, presente nos dispositivos mais modernos, tanto tablets quanto smartphones. Foi lançada em 9 de julho de 2012 e trouxe uma interface renovada e mais elegante e notificações expansíveis. A edição também trouxe o suporte ao Android Beam via Bluetooth.

Já a 4.2 incluiu a tecnologia Photo Sphere, para produção de imagens em 360º e trouxe a possibilidade de realizar gestos na tela de bloqueio para acessar rapidamente a câmera do celular.


´Por: Olhar Digital

Vazam vídeos e especificações do novo Nokia Lumia 1020

Posted by Wermeson Sousa
O evento da Nokia desta quinta-feira (11) não deve ser surpreendente para muitas pessoas: apesar de ser o dia da revelação do próximo smartphone top de linha da companhia, que deve levar o nome de Lumia 1020, praticamente tudo sobre o gadget já vazou na internet.

As mais novas informações são as especificações técnicas do aparelho, divulgadas por sites como The Verge e Unleash the Phones. Fora a câmera, claro, o destaque vai para a tela e a possível existência de um case com bateria extra, como divulgado recentemente, para que o aparelho tenha mais vida útil enquanto você tira fotos em alta resolução. Ele ainda seria vendido em três modelos: amarelho, preto e branco.

  • Tela AMOLED de 4,5” e resolução de 1280 x 768 pixels;
  • Processador de 1,5 GHz (modelo de Snapdragon não divulgado);
  • 2 GB de memória RAM;
  • 32 GB de armazenamento interno (mais 7 GB via SkyDrive);
  • Câmera digital PureView de 41 MP com estabilização óptica de imagem, sensor com iluminação traseira, seis lentes ópticas, zoom de alta resolução de até três vezes, autofoco, flash, LED para vídeo;
  • Gravação de vídeos em 1080p;
  • Câmera frontal de 1,2 MP;
  • Medidas: 13 x 7,14 x 1,04 cm;
  • Peso: 158 g;
  • Bateria de 2.000 mAh.

Vazam vídeos e especificações do novo Nokia Lumia 1020 

Acima, você ainda confere outro vazamento: imagens internas do aplicativo da câmera, cortesia de um perfil especializado em rumores, o @vizileaks. O serviço chama-se Nokia Pro Camera.

Primeiros vídeos

A AT&T entregou mais um pouco do smartphone antes da hora: o canal da operadora no YouTube divulgou um teaser do aparelho que mostra mais alguns dos destaques do smartphone, como o microfone e a captura de áudio em alta qualidade.

 Dois outros vídeos, sobre o zoom e a capacidade de fotografar em ambientes escuros, também foram postados.

O evento da Nokia começa ao meio-dia de hoje (11). 

Microsoft libera preview do Windows 8.1

Posted by Wermeson Sousa
A partir desta quinta-feira, 27, estará disponível para download a versão preview do Windows 8.1 a todos os usuários do sistema operacional. Porém, se você possui a versão 8 instalada em sua máquina, já pode atualizá-la pela Windows Store.

A atualização do sistema operacional era uma certeza do evento que a Microsoft promove nesta quarta-feira, 26. A empresa havia confirmado que trabalhava nisso e agora revela os detalhes.

A volta do botão iniciar e mais opções de personalização estão presentes nesta versão. O recurso Snap, para execução de aplicativos em modo multitarefa, dividindo a tela, também, além de uma otimização para utilização de telas de toque, tanto em ambiente corporativo e trabalho, quanto para jogos e uso caseiro.

Confira algumas novidades no vídeo abaixo e, a partir de amanhã, se quiser baixar o preview, clique aqui.


 

Microsoft anuncia novidades para o Windows Phone

Posted by Wermeson Sousa
Windows Phone 8A Microsoft finalmente revelou algumas das novidades que guarda para o futuro do Windows Phone. Em post no blog oficial da empresa, o vice-presidente da Microsoft Tony Mestres deu alguns detalhes sobre o novo pacote de recursos que a empresa está para lançar.
Segundo a companhia, a atualização teria como foco o mercado corporativo. A Microsoft não entra em detalhes sobre o funcionamento das novidades, apenas cita que em breve o sistema incluirá algum tipo de suporte a VPN.

Também foram anunciadas melhorias de segurança em Wi-Fi para empresas e encriptação de e-mails. A companhia também afirma que dobrará o tempo de suporte oferecido ao sistema operacional. Atualmente, o Windows Phone tem 18 meses de suporte da Microsoft e este tempo passará a ser de 16 meses.

Atualizações anuais em sistemas operacionais são extremamente normais e esperadas, mas a Microsoft esteve se mantendo quieta sobre updates para o Windows Phone. A empresa passou a Build, sua conferência anual com desenvolvedores, sem revelar novidades para o sistema.

A demora para divulgação de novidades gera dúvidas. Será que este é apenas um novo pacote de recursos novo ou um prenúncio para o "Windows Phone Blue", codinome para a próxima grande atualização do sistema, que provavelmente será o Windows Phone 8.1?

A empresa promete que a atualização será lançada no início de 2014.

Galaxy Note 3 pode ter quatro modelos diferentes

segunda-feira, 8 de julho de 2013
Posted by Wermeson Sousa
Samsung deve revelar o Galaxy Note 3 durante a IFA 2013, no começo de setembro deste ano, mas a surpresa pode ser ainda maior: segundo o site ET News, a fabricante não prepara apenas um, mas quatro aparelhos diferentes, que seriam variações do mesmo eletrônico.

O híbrido entre tablet e smartphone teria quatro modelos, cada um com um conjunto de especificações diferentes. Os mais caros teriam câmera digital com maior resolução e tela de um material mais caro, por exemplo. Até o momento, esses são os quatro especulados:

  • Tela inquebrável de AMOLED, componentes caros, câmera de 13 MP e unidades limitadas;
  • Feito de plástico, câmera de 13 MP, tela AMOLED;
  • Carcaça de plástico, câmera de 13 MP e tela LCD;
  • Componentes mais baratos, câmera de 8 MP e tela LCD.

Outras especificações não foram citadas pela notícia, como memória RAM e processador, mas também podem sofrer alterações de acordo com o modelo. Mesmo que a informação seja verídica (e a confirmação só deve acontecer em setembro), não se sabe se todos os modelos serão comercializados em todos os países.

App Store oferece vários aplicativos de graça no aniversário de cinco anos

Posted by Wermeson Sousa
Há cinco anos, a App Store entrava no ar com uma seleção de aplicativos pagos e gratuitos com as mais diversas funções. Para celebrar o aniversário, que deve durar toda a semana, a Apple resolveu presentar o público fiel com uma promoção que transforma alguns dos produtos mais populares do site em itens gratuitos.

Entre os aplicativos gratuitos, oferecidos tanto na versão brasileira quanto norte-americana, estão Infinity Blade 2Tiny Wings HDTraktor DJMap My Ride+ e Barefoot World Atlas, entre outros títulos. Todos estão na lista entre os mais baixados ou populares para iPhone ou iPad.
A promoção engloba aplicativos de todos os tipos, desde jogos até mapas em 3D, e não é necessário fazer o login na loja ou ter o iTunes instalado para visualizar os novos preços. Por enquanto, nenhuma dessas ofertas foi anunciada oficialmente pela Apple – e a lista deve aumentar, portanto fique de olho na loja virtual e aproveite a promoção.

Confira a lista completa de apps que estão gratuitos:

Mais de 900 mil apps


A App Store foi ao ar oficialmente em 10 de julho de 2008 e na época contava com apenas 500 apps. Hoje, a loja virtual de aplicativos da empresa da Maçã já ultrapassou a marca de 900 mil aplicativos. Somente no primeiro final de semana foram realizados 10 milhões de downloads.

O game Super Monkey Ball, da Sega, foi o primeiro grande sucesso, atingindo 300 mil downloads no primeiro mês. Em pouco meses, o app Shazam chegou à marca de de 1,5 milhão de downloads, até ser destronado pelo Facebook, no final do mesmo ano, com 5 milhões de downloads.

Em 2009 o número de apps baixados chegou a 2 bilhões, com 85 mil apps disponíveis. Em 2010 os números chegam a 5 bilhões de downloads e 225 mil apps. Em 2011 o Facebook chega à marca de 100 milhões de downloads. Em 2012, a App Store completa 155 países de disponibilidade, com 25 bilhões de downloads. 

Ao completar cinco anos de vida, em 10 de julho de 2013, a App Store comemora também o fato de ter disponibilizado mais de 50 bilhões de downloads de apps, que renderam US$ 10 bilhões aos desenvolvedores.

É possível desligar a internet globalmente?

Posted by Wermeson Sousa
Recentemente, um parlamentar russo acusou os Estados Unidos de ser o único país capaz de desligar a internet do mundo todo. Segundo o congressista, esse tipo de mecanismo deveria ser regulado por uma entidade internacional, como uma organização da ONU criada para regular as telecomunicações da Terra. Mas será que tudo isso faz sentido?

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos iniciaram o desenvolvimento de uma forma de comunicação que não pudesse ser interrompida caso parte das instalações militares do país fosse atacada. Portanto, se levarmos em conta o fato de que a descentralização está no cerne da estrutura da internet, fica difícil considerar essas especulações.

Porém, depois do aparecimento de projetos secretos como o PRISM, o nível de desconfiança sobre essas questões aumentou demais e, a cada dia, novos rumores chegam à internet. Mas, afinal, existe algo parecido com um “botão” para desligar a internet? É possível interromper a internet no mundo todo?

O caso dos servidores-raízes


Como sabemos, toda máquina conectada à internet possui um endereço IP atribuído a ela, uma espécie de identificador que possibilita a comunicação.

 E para que ninguém tenha que decorar um monte de números estranhos, existem servidores de nomes (DNS) que atribuem endereços mais legíveis a esses IPs. Graças a esses servidores você pode digitar a URL “google.com” em um navegador web, em vez de “74.125.234.70”.

Esses servidores são parte crucial do bom funcionamento da web e, portanto, derrubá-los traria grandes danos à World Wide Web. Porém, ao contrário das muitas mensagens que circulam pela internet, esses servidores não formam o temido “botão desligar” da rede.

Há quem diga que todos os servidores-raízes da internet ficam em solo norte-americano, mas, como podemos ver no mapa abaixo, fornecido pelo root-servers.org, a informação é falsa. Há servidores como esses espalhados pelo mundo todo:
É possível desligar a internet globalmente?


Internet pode ser quebrada, mas não interrompida


Além disso, o próprio pai da web, Tim Berners-Lee, nega a possibilidade de que a rede possa ser desligada. “Da forma como é projetada, a internet é bastante descentralizada. Hoje, como países se conectam uns com os outros de maneiras muito distintas, não existe um botão de desligar, ou seja, não há um local central onde você possa desligá-la”, afirmou o inventor em entrevista para o site Mirror.

Quem confirma a informação é Jim Cowie, co-fundador da Renesys, uma empresa de inteligência voltada para a internet. Em entrevista para a CNN, Cowie afirmou que a internet pode ser “quebrada”, mas não desligada: “A parte mais divertida da internet é que se você separá-la ao meio, as duas partes funcionarão como internets separadas ”.

Os 7 guardiões da internet


Tempos atrás, uma notícia que parecia ter saído de um romance de Dan Brown fez sucesso na internet. Segundo matéria publicada pela PopSci, “chaves” da internet foram distribuídas para 7 pessoas anônimas ao redor do globo. Assim, em caso de uma catástrofe que prejudique a World Wide Web globalmente, esses “guardiões” podem se reunir e ajudar a restabelecer a ordem virtual.

A medida foi definida pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), uma organização sem fins lucrativos e que tem acesso a um sistema de segurança destinado a proteger os usuários de fraudes e ataques cibernéticos.

É possível desligar a internet globalmente?

Parte desse esquema de segurança é constituída pelo Domain Name System Security (DNSSEC), um protocolo de segurança que garante que os websites estão registrados e autenticados, assegurando que você chegue ao site correto quando acessa uma URL, e não a uma página similar e repleta de scripts maliciosos.

Os principais servidores do planeta fazem parte do DNSSEC e, durante um ataque muito grande, o serviço pode interromper a conexão entre esses servidores para protegê-los e conter a ameaça. Quando isso acontecer, as sete pessoas escolhidas pelo projeto são convocadas para reiniciar o sistema e garantir que tudo volte ao normal.

Por mais romântica que pareça a ideia, esses guardiões não receberam uma chave propriamente dita. Na verdade, o que eles agora protegem são smart cards com trechos de um código necessário para a reinicialização.

 E para que esse código seja reconstruído, é preciso que pelo menos cinco das sete pessoas se reúnam em uma base norte-americana. Os portadores dos cartões estão espalhados por países como Grã-Bretanha, Estados Unidos, Burkina Faso, Trinidad e Tobago, Canadá, China e República Tcheca.

Mas e se...


Outro ponto a ser levado em conta é que a internet é algo muito maior do que uma série de websites. Existem servidores de email, de chats, de transferências de arquivos e de muitos outros serviços que não são tão aparentes aos olhos da maioria. Derrubar os serviços de DNS, como muitos temem, poderia prejudicar a comunicação, tornando-a mais lenta por um determinado período, mas não a interromperia.

Segundo Tim Berners-Lee, a internet só poderia ser parada se os líderes de todas as nações do mundo se reunissem e decidissem reestruturar a internet, transformando-a em uma rede centralizada. E se um dia isso for considerado pelos governos, o inventor da web considera muito importante que todos se posicionem contra.



E não adianta alegar que Berners-Lee é um agente do sistema. Durante a entrevista para o Mirror, o inventor brincou ao ser questionado sobre a possibilidade de fazer parte de uma grande conspiração: “Agora que você sabe disso, eu vou ter que matá-lo”. E complementou: “Eu implementei filtros que me permitem investigar cada palavrinha que vocês dizem uns aos outros.

 Vocês não percebem, mas, quando vocês conversam com alguém na internet, apesar de não parecer, suas palavras estão sendo modificadas para aquelas que eu quero que sejam ditas. Eu vou tomar o poder do mundo. Mas, tirando isso, o resto continuará exatamente igual”.

Pelo visto, além da internet, outra coisa que não pode ser parada é o bom humor de Berners-Lee.

iPad 5 pode chegar em setembro e novo iPad mini pode ou não ter tela Retina

Posted by Wermeson Sousa
iPad 5 pode chegar em setembro e novo iPad mini pode ou não ter tela RetinaDe acordo com fontes próximas aos principais fornecedores da Apple, a linha de produção para a fabricação da nova geração do iPad já está encaminhada e a empresa pode lançar o novo tablet em setembro.

A fabricação em massa do iPad 5 deve começar em breve e não devem ocorrer novas modificações no modelo a partir desse ponto. A nova geração do tablet de 9,7 polegadas tem tela Retina, um design mais fino e sem bordas que se aproxima ao modelo do iPad mini original, é mais leve e tem uma bateria de maior longevidade.

Enquanto isso, não há ainda uma confirmação por parte da Apple se a segunda geração do iPad mini vai receber a tela Retina. Se a companhia decidir por essa tela de alta densidade de pixels, o lançamento do modelo pode atrasar até o final do ano.