Wermeson Sousa
On sexta-feira, 22 de março de 2013
Se você não gosta muito do sol dos mais de 9.000 km de praia do litoral brasileiro, você vai se encantar com esse outro lado do Brasil!
Quando o tapete vermelho é estendido, sempre no mês de agosto, os holofotes são direcionados para o céu e os flashes dos fotógrafos grudam nos artistas que, todo ano, prestigiam o Festival de Cinema de Gramado. Mas a pequena e charmosa cidade da serra gaúcha não vive só do festival e é uma ótima opção de turismo para qualquer estação.
No Natal, a cidade de clima e paisagem européias -algo que tanto o poder público quanto os moradores da cidade insistem em frisar- também se prepara para receber turistas, com decorações e eventos especiais.
Apesar de “nova”, Gramado -que tem 45 anos- é um dos destinos mais procurados do país, especialmente no inverno, e tem infra-estrutura para receber até 10 mil pesoas, no máximo, durante a temporada.
A cidade tem 103 hotéis e cerca de 6.000 leitos, além de outros 3.000 espalhados em cidades vizinhas, em caso de demanda em excesso.
Além da fama pelo cinema nacional, Gramado reúne um conjunto de restaurantes de diversas especialidades, como os de comida italiana e alemã, em maioria, além das particulares cozinhas de caça, os cafés coloniais e as galeterias e churrascarias.
Mas o que mais chama a atenção em Gramado são os chocolates -famosos em todo o país- e os doces, encontrados em lojas que costumam lotar de tantos clientes à procura do sabor único do produto local.
Por estar na serra gaúcha, Gramado tem temperatura amena no verão e, no inverno, registra alguns graus negativos e muita serração. Entre julho e agosto, por exemplo, a névoa é constante, durante o dia e durante a noite, em períodos variados.
A cidade tem muito verde e explora o turismo rural e de aventura em parques e florestas, com pinheiros, hortênsias e outras flores. Seu estilo colonial é da Bavária e as quedas d’água que existem na cidade são ótima atração.
O parque Knorr, projetado por Oscar Knorr, tem bosques com hortênsias em toda sua extensão.
Outra atração que merece ser visitada é o minimundo. Construído em 1981, a cidade em miniatura tem réplicas de marcos alemães como o castelo de Neuschvvanstein e a catedral de Sttugart.
A cidade está preparada para receber turistas durante todo o ano: em fevereiro, tem Carnaval de rua; em abril, faz o “Gramado Aleluia”; em maio, a “Festa da Colônia”; entre junho e julho, abriga o “Festival Mundial de Publicidade”; em agosto, o festival de cinema; em outubro, um festival de turismo; e entre novembro e dezembro, o “Natal Luz”.
"Para quem visita, nem acha que está no Brasil"
Postar um comentário