Na manhã desta segunda, o Yahoo! divulgou uma aquisição de peso: a compra do Tumblr por cerca de 1,1 bilhão de dólares. A companhia criou uma conta no Tumblr e aposentou seu antigo blog para anunciar a transação.
Quem assina o comunicado é a CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, em tom bastante informal. "Nós prometemos não estragar tudo. O Tumblr é incrivelmente especial e está por trás de uma grande coisa que está acontecendo", disse a executiva.
Com pagamento em dinheiro, a compra não mudará a administração do Tumblr. A rede continuará sendo tocada de forma independente, com David Karp, fundador da rede, no comando da operação.
Custo e benefício
Embora tenha sido comprado por uma quantia significativa, o Tumblr ainda não é um grande gerador de receitas. Em entrevista ao Los Angeles Times, o CEO da empresa afirmou que a rede gerou apenas 13 milhões de dólares no ano passado.
Por que, então, o Yahoo! resolveu desembolsar rios de dinheiro pela empresa? No mercado, comenta-se que a injeção no caixa do Tumblr dará mais tempo aos criadores para que busquem uma forma eficiente de monetizar o negócio. O Yahoo, de cara, ganhará um boom em acessos.
Na carta aos usuários do Tumblr, Marissa Mayer reforçou que a combinação do Yahoo! com o Tumblr pode aumentar a audiência do Yahoo! em mais de 50% para mais de um bilhão de visitantes mensais. O tráfego, por sua vez, deve crescer aproximadamente 20%.
"O Tumblr vem construído um lugar incrível para seguir os criadores do mundo todo. De arte à arquitetura, passando por moda e gastronomia, o Tumblr hospeda 105 milhões de blogs diferentes. Com mais de 300 milhões de visitantes únicos mensais e 120.000 inscrições todos os dias, o Tumblr é uma das redes da mídia com maior crescimento no mundo", disse.
A executiva acrescentou que o Tumblr conta com mais de 900 posts por segundo e 24 bilhões de minutos passados no site a cada mês. Mais de metade de seus usuários acessa o aplicativo para smartphone, com uma média de sete acessos por dia.
Foram números como esses que fizeram o Yahoo! apostar no negócio. As sinergias, nas palavras de Marissa Mayer, são claras. "Em termos de trabalho conjunto, o Tumblr pode implantar a tecnologia de personalização e a infraestrutura de busca do Yahoo!, ajudando seus usuários a descobrir criadores, blogueiros e conteúdo que eles vão adorar. Já o Tumblr traz 50 bilhões de posts (e 75 milhões a mais chegando a cada dia) para rede de mídia e escopo de pesquisa do Yahoo!", afirmou.
David Karp, do Tumblr, reiterou que a empresa continuará sediada no mesmo endereço. "Então o que há de novo? Simplesmente o Tumblr fica melhor e mais rápido. O trabalho à nossa frente permanece o mesmo - e ainda temos um longo caminho a percorrer! - mais com mais recursos com os quais podemos contar", resumiu, finalizando o comunicado com "Fuck Yeah!".
Postar um comentário