Wermeson Sousa
On segunda-feira, 8 de outubro de 2012
As brigas judiciais entre Apple e Google custam mais aos cofres das empresas do que o pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias - em outras palavras, elas preferem proteger o que já produziram a criar coisas novas.
Reportagem do jornal New York Times mostrou como as empresas estão gastando mais brigando umas com as outras do que tentando atrair consumidores com novidades.
A Apple, por exemplo, gastou menos de US$ 3 bilhões em P&D em 2011 e deve gastar menos de US$ 4 bilhões neste ano. Os valores são inferiores ao que a fabricante gastou com brigas de patentes com outras empresas.
Enquanto isso, apenas as disputas envolvendo smartphones consumiram US$ 20 bilhões nos últimos dois anos - isso inclui todas as empresas, não apenas a Apple. O New York Times destaca que esse valor conseguiria financiar cerca de oito missões em Marte.
Apesar do jornal não divulgar valores exatos de quanto as empresas gastaram isoladamente em disputas de patentes, é possível entender como isso movimenta bastante dinheiro. A Samsung, derrotada nos Estados Unidos, pode pagar US$ 1,05 bilhão pela Apple por ter violado suas tecnologias.
A reportagem também afirma que, dentro do Google, o que se acredita é que a Apple gosta da guerra de patentes na qual está envolvida. "A Apple tem sido durona. Às vezes eles pedem dinheiro. Então dizem que não podemos copiar o iPhone. E sempre que tentamos um acordo, eles mudam tudo", disse uma fonte anônima do Google ao jornal.
"Acho que eles não querem dar um ponto final. Enquanto todos estiverem distraídos por esses processos, o iPhone continua vendendo", finalizou.
Postar um comentário