Wermeson Sousa
On domingo, 16 de setembro de 2012
Quem usa Windows sabe: todo mês chega um pacote de correções de falhas de segurança pelo Windows Update.
E nos smartphones?
Segundo a empresa Duo Security, mais de 50% dos smartphones Android possuem falhas não corrigidas.
Boa parte das vulnerabilidades do Android não é corrigida porque os fabricantes simplesmente não liberam atualizações de software.
A Duo Security chegou a esse número a partir de dados coletados por meio do seu aplicativo X-Ray.
Lançado há alguns meses, o X-Ray para Android permite que os usuários verifiquem se seus aparelhos possuem vulnerabilidades não corrigidas que podem colocar a segurança dos dados em risco.
Após montar um banco de dados com 20 mil aparelhos do mundo todo, a Duo Security estimou que mais de 50% dos aparelhos possuem falhas que podem ser exploradas por um aplicativo malicioso.
No blog, a empresa critica o péssimo trabalho que os fabricantes têm feito na segurança móvel e afirma que os consumidores ficam vulneráveis por meses e até anos.
Se você ficou curioso para descobrir se o seu Android possui falhas de segurança, o download do X-Ray está disponível no site oficial. Ironicamente, será necessário habilitar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas nas configurações do sistema. Se fizer o teste, compartilhe o resultado aqui nos comentários com o modelo do seu Android.
Postar um comentário