Wermeson Sousa
On quarta-feira, 4 de julho de 2012
A Apple tem mais lojas na Pensilvânia (Estados Unidos) do que em toda a China, onde garante por 20% do seu faturamento, segundo informações da Reuters.
De acordo com a publicação, as seis lojas da Apple na China estão sempre lotadas e os compradores, muitas vezes, precisam esperar em longas filas para deixar o iPhone no conserto. Há quem durma na fila em dia de lançamento para poder revender os produtos novos.
A companhia californiana é conhecida pelo cuidado com as lojas próprias e disse caminhar a um ritmo lento na China, porque espera pelas melhores localizações. No entanto, a expansão no varejo chinês ficou bem aquém das metas da própria Apple.
Em 2010, o então vice-presidente de varejo da Apple, Ron Johnson, previu que a empresa teria 25 lojas na China até 2012. Mas, isto não acontenceu.
Com isso, a procura por produtos da Apple gerou um movimentado mercado paralelo de produtos vendidos por pessoas não autorizadas. E lojas que copiam as da Apple proliferaram nas cidades pequenas, que não contam com uma original.
O frenesi em torno da Apple deve aumentar ainda mais, agora que a companhia aceitou pagar US$ 60 milhões à chinesa Proview Technology para encerrar um processo pela marca "iPad" no mercado chinês, e poderá vender livremente o tablet na região.
A Apple tem duas lojas em Pequim, três em Xangai e uma em Hong Kong, sendo que o país possui 1,3 bilhão de habitantes. Representantes do governo chinês informaram no mês passado que a empresa planeja abrir outros dois estabelecimentos em Chengdu e Shenzhen.
Já na Pensilvânia, estado norte-americano com população de 12,7 milhões de pessoas, são oito lojas, três delas somente em Pittsburgh.
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