- Home »
- Philips e LG criam aliança para lançar plataforma única de Smart TVs
Wermeson Sousa
On sexta-feira, 22 de junho de 2012
A LG e a Philips oficializaram nesta quarta-feira (20/06) a Smart TV Alliance (Aliança Smart TV), uma união que vai construir TVs mais inteligentes e reforçar a experiência do usuário final.
Segundo informações da assessoria de imprensa das empresas, o objetivo é criar um ecossistema aberto para desenvolvedores de aplicativos e planejar para uma única plataforma serviços independentes.
"Até hoje, a indústria de Smart TVs era um mercado muito difícil, tanto para os fabricantes de televisão quanto para os desenvolvedores de aplicativos, uma vez que TVs de diferentes marcas usavam plataformas e tecnologias diferentes", disse Bong-seok Kwon, da LG, e presidente do consórcio.
Alain Perrot, executivo da Aliança e membro do conselho executivo da TP Vision, está convencido de que a redução de custos e tempo para desenvolvimento será benéfica para todos. "Em vez de gastar um tempo precioso em testes em diferentes plataformas, os desenvolvedores de aplicativos poderão concentrar sua criatividade só nos produtos que os consumidores irão gostar".
Para facilitar a entrada de novos parceiros e formar discussões, os fundadores da Aliança criaram o Smart TV Alliance Consortium (clique aqui para acessar o site), que visa ajudar a definir as especificações técnicas que permitirão aos desenvolvedores executar seus aplicativos em vários televisores, independentemente da plataforma.
Para ativar este tipo de processo de desenvolvimento, a Aliança Smart TV vai disponibilizar a primeira versão de seu software development kit (SDK) em seu site, de forma que os desenvolvedores poderão baixá-lo sem nenhum custo. O SDK é baseado em tecnologias abertas, como o HTML5, e permite que os programas abertos rodem nas Smart TVs dos usuários que participarem da Aliança.
A segunda versão do SDK, a 2.0, será lançada no final deste ano e vai possibilitar aos desenvolvedores criar apps para os modelos de TVs de 2013 dos membros participantes da Aliança.
Postar um comentário