Popular posts

About Me

Há muitos anos me pergunto quem eu sou. Quanto mais me pergunto, menos sei quem sou. O que penso que sou não é o que sou.

Translate

Total de visualizações

Wermeson Sousa On domingo, 1 de abril de 2012

A expedição 'Deepsea Challenge", promovida pela National Geographic Society, foi um sucesso, já que o diretor de cinema e explorador James Cameron, protagonista do projeto, conseguiu descer ao ponto mais profundo da Terra e voltar ileso da aventura.


 O canadense foi o primeiro ser humano a visitar o ponto mais profundo do oceano em mais de 50 anos.

Responsável por sucessos das telonas como "Titanic" e "Avatar", Cameron iniciou no no dia (25/03) a missão submarina mais arriscada já feita pelo homem a bordo de um submersível, que foi projetado pelo próprio diretor canadense: um "torpedo vertical" de oito metros, que pesa 12 toneladas.


 As Fossas Marianas, que se situam no oeste do Oceano Pacífico, ao leste das Filipinas, foram o destino do cineasta.


 O local possui cerca de 2.250 km de extensão no leito marinho e, segundo a instituição científica, é o lugar mais hostil do planeta.

A ideia inicial era descer a 11 km de profundidade e ficar seis horas no leito submarino, mas Cameron ficou apenas três devido a um vazamento no submersível que o obrigou a voltar para a superfície. 


Durante um treinamento que antecedeu a missão, o diretor fez 12 mergulhos ao fundo do mar, incluindo alguns para filmar o "Titanic".

James Cameron levou consigo câmeras de alta definição tridimensionais e uma estrutura de 2,4 metros de lâmpadas LED para filmar um documentário 3D de sua jornada, além de coletar amostras da natureza local.


 Após retornar da viagem, o diretor disse que o lugar se parece com a superfície da lua e "é um mundo completamente estranho, mas há vida mesmo lá embaixo".


 No entanto, não encontrou vestígios de outros seres ou espécies, mas não ficou decepcionado, já que o objetivo da missão era apenas explorar e coletar dados que possam ajudar os cientistas a compreender melhor a parte inexplorada da Terra.

"A parte mais impressionante foi o sentimento de solidão e encantamento. Minha sensação era de estar completamente isolado do resto da humanidade", declarou o diretor.


 Cameron acredita que ainda vai encontrar muitas surpresas nas várias outras aventuras que pretende fazer com o "Deepsea Challenge".

No vídeo abaixo, é possível ter uma noção de como são as Fossas Marianas no fundo do Oceano Pacífico.


 Para muitas pessoas, a sensação de claustrofobia deve ser desesperadora, mas não há como negar que uma viagem ao centro da Terra pode ser comparada a uma expedição para o espaço sideral: