Wermeson Sousa
On quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
O Google atualizou
seu gráfico que mostra a divisão de cada versão do Android nos diferentes dispositivos que usam a plataforma. E o Gingerbread (Android 2.3) continua sendo, de longe, o mais popular.
Presente em 55,5% dos dispositivos, o Gingerbread ainda é o sistema mais atraente para os desenvolvedores, seguido pelo seu antecessor Froyo (Android 2.2, 30,4%) e o Eclair (Android 2.1, 8,5%).
O Honeycomb, versão específica para tablets, está presente em apenas 3,3% dos dispositivos com Android, enquanto versões mais antigas não aparecem com grande representatividade.
O Ice Cream Sandwich (Android 4.0), que por enquanto está disponível em apenas um dispositivo - o Samsung Galaxy Nexus - aparece em 0,6% dos aparelhos com Android.
O número pode ser considerado bom ao observar a disponibilidade limitada do sistema, mas mostra que a versão mais recente do Android terá um longo caminho a percorrer até se tornar a mais popular - e, para isso, depende principalmente da adaptação para outros aparelhos, o que acontece aos poucos.
O Google divulga o gráfico com o objetivo de auxiliar desenvolvedores do Android.
A ideia é que eles saibam quais são as versões mais populares para concentrar seus esforços nelas - ou, ao menos, saber em qual Android compensa desenvolver um aplicativo e qual não deve dar um bom retorno.
Postar um comentário