Popular posts

About Me

Há muitos anos me pergunto quem eu sou. Quanto mais me pergunto, menos sei quem sou. O que penso que sou não é o que sou.

Translate

Total de visualizações

Wermeson Sousa On segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"O mundo está acabando" (foto)
Reconhecimento facial
O próximo passo para os smartphones e para o uso das redes sociais deve ser o reconhecimento facial. Pelo menos é o que aponta uma experiência que está sendo feita em Chicago, nos Estados Unidos e usa um software de detecção facial para celulares em bares da cidade, de acordo com o The New York Times.

O SceneTap está sendo usado em mais de 50 bares em Chicago e funciona da seguinte maneira: ele detecta o rosto de cada pessoa presente no ambiente e posta informações sobre a possível média de idade dos frequentadores do local, além da proporção entre homens e mulheres. Assim, possíveis consumidores podem escolher o bar que se encaixa melhor nas suas preferências.

O aplicativo apenas detecta o rosto - ele não identifica. Assim, não sabe exatamente quem é aquela pessoa, mas sim as suas características. O desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento facial, em conjunto com a já desenvolvida tecnologia de detecção, podem ser a próxima tendência em smartphones e marketing personalizado.

Outras empresas já apostam em tecnologias similares para o marketing. A Immersive Labs desenvolveu um software que identifica pessoas que passam por placas de publicidade em Nova York e detecta a possível idade, sexo e nível de atenção ao cruzar com o anúncio publicitário. Com isso, a empresa espera conseguir criar um outdoor que mostre o anúncio de acordo com quem está vendo - um homem pode se interessar mais por lâminas de barbear do que por absorventes, por exemplo.

Um problema que a tecnologia pode enfrentar no futuro é em relação à privacidade. Reconhecer o rosto de uma pessoa e possivelmente ter acesso a informações sobre ela não é algo que deve ser bem visto por grande parte da sociedade.

As tecnologias de detecção e reconhecimento facial ainda precisam de muito desenvolvimento para começarem a ser usadas em grande escala. Por enquanto apenas algumas ações específicas usam as técnicas, que devem começar a ganhar mais destaque nos próximos anos.

Jesus, o mundo está acabando mesmo....