Popular posts

About Me

Há muitos anos me pergunto quem eu sou. Quanto mais me pergunto, menos sei quem sou. O que penso que sou não é o que sou.

Translate

Total de visualizações

Wermeson Sousa On terça-feira, 13 de agosto de 2013

O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com uma representação contra a filial brasileira da Samsung. Na ação, há o pedido de uma multa de 250 milhões de reais a ser infligida à Samsung brasileira. O motivo: abuso das condições de trabalho em suas fábricas na Zona Franca de Manaus.

 De acordo com o site da ONG Repórter Brasil, a empresa registrou - apenas em 2012 - o afastamento de 2.018 funcionários por problemas de saúde. Ainda segundo o relato do site, boa parte desses afastamentos se deveu às condições de trabalho nas linhas de montagem.

Como na China 

Na ação pública registrada na última sexta-feira, o Ministério Público do Trabalho elenca abusos como o fato de que alguns funcionários trabalham de pé, sem intervalos, por até dez horas seguidas. Há também a citação de um funcionário que se viu obrigado a trabalhar sem folgas por 27 dias seguidos. Também há casos de funcionários que têm sua jornada de trabalho estendida por até 15 horas num único dia.


Segundo o procurador Ilan Fonseca, "o estabelecimento da Samsung em Manaus há alguns anos vem apresentando um índice de adoecimento muito elevado, acima até da média de outras empresas”.


 Para o procurador geral do Ministério Público, Luiz Antônio Camargo de Melo, “a sujeição de trabalhadores a jornadas de 15 horas é algo inadmissível, especialmente em uma empresa do porte da Samsung”. 
A Samsung ainda não se pronunciou a respeito das denúncias.