Para atender aos mais diversos tipos de consumidores, a Samsung fabrica diversos smartphones com diferentes recursos e especificações.
Não é à toa que a empresa conquistou o primeiro lugar em vendas nas últimas pesquisas, alcançando o impressionante número de 150 milhões de aparelhos comercializados.
No Brasil, a grande maioria da população também prefere Samsung. Conforme pesquisa da Gartner, publicada em fevereiro de 2013, a marca vende mais smartphones do que todas as concorrentes (LG, Nokia, Apple e Motorola) juntas. É claro que a empresa não parou por aí e, conforme o DigiTimes, a fabricante quer vender mais de 500 milhões de portáteis em 2013.
A meta parece alta, mas não é absurda se considerarmos que, em apenas um mês, a Samsung vendeu 10 milhões de Galaxy S4.
O plano para continuar crescendo é lançar mais gadgets, por isso, a marca vem produzindo uma série de aparelhos da linha Galaxy. Hoje, vamos acabar com algumas confusões, mostrando as diferenças entre os dispositivos lançados em 2013.
O máximo em tecnologia
Nos últimos anos, a Samsung vem adaptando a nomenclatura de seus celulares com diferentes terminologias. A maior parte dos aparelhos faz parte da linha Galaxy, mas cada um recebe uma letra ou nome específico que servem para reconhecer os diferenciais do produto.
Entre tantos modelos, a série Galaxy S é a mais robusta, tanto em tecnologia quanto em recursos.
Em 2013, a fabricante lançou o Galaxy S4 com a CPU mais avançada do mercado e com uma série de funcionalidades que são exclusivas do aparelho. A tela Full HD é um diferencial, mas o melhor aproveitamento do espaço da carcaça — que é menor que a do antecessor — é um dos pontos que mais chama a atenção.
Além da questão do poder de processamento, este smartphone traz o design mais caprichado da fabricante. A ideia desse top de linha é bater de frente com os principais concorrentes (quer dizer, com o iPhone). Não é preciso comentar que este modelo é o mais caro de todos, né?
Um novo Galaxy Note
O conceito do Galaxy Note começou com um smartphone que trazia uma caneta de alta sensibilidade capaz de transformar a tela em um bloco de notas.
Com o passar do tempo, a Samsung viu a necessidade de levar este recurso para uma nova linha de aparelhos.
Depois de lançar o Galaxy Note II (a segunda versão do celular), a empresa apresenta os tablets da série.
Neste ano, a empresa lança o Galaxy Note 8, um gadget que, como o próprio nome sugere, conta com tela de 8 polegadas e suporte para a mais recente tecnologia de caneta.
Assim como os smartphones, o novo tablet da Samsung vem com melhorias de hardware. Há modelos com 3G e outros apenas com WiFi.
Tamanho de tela ideal
Quando se fala em desempenho, todo mundo deseja um smartphone que seja rápido e eficiente. Ocorre que, geralmente, alto desempenho está atrelado a um alto custo. A tela, no entanto, é um aspecto que depende mais do gosto do consumidor do que do bolso.
Claro, displays maiores agregam valor ao produto, mas não é preciso mais de 2 mil reais (preço do S4) para comprar um celular com tela de 5”. É justamente por isso que a Samsung vem apostando em tantos modelos. Para você encontrar seu novo Galaxy, organizamos a tabela de acordo com o tamanho do visor. Vamos aos destaques de nossa seleção.
Quase um Galaxy S3, pelo menos no visual
Um dos aparelhos que mais vêm se destacando no Brasil e no mundo é o Samsung Galaxy Gran.
Analisamos este celular recentemente, e tirando alguns detalhes de acabamento, ele é um dispositivo muito semelhante ao Galaxy S3 (e ao S4).
As medidas, o peso e outros detalhes se diferem, mas ele engana bem os que não conhecem os aparelhos top de linha da marca.
No interior, este smartphone traz componentes mais simples, mas que devem ser suficientes para uma boa experiência.
O único problema mesmo será notado por consumidores com olhos clínicos.
Por conta da baixa resolução, o display conta com baixa densidade de pixels, o que resulta em uma qualidade intermediária para exibir vídeos e imagens.
Um substituto para o Galaxy Nexus
Depois que a Google lançou o LG Nexus 4, o tão aclamado Galaxy Nexus foi descontinuado.
Para suprir essa lacuna, a Samsung resolveu apostar em um aparelho com configurações muito semelhantes: o Galaxy Premier. Ele tem o mesmo tamanho de tela, medidas muito parecidas e quase a mesma configuração de hardware.
Trata-se de um produto que oferece experiência similar à do produto oficial da Google. Vale notar, no entanto, que o Premier conta com lentes mais capacitadas, CPU e GPU mais potentes, espaço para cartão SD e bateria de duração prolongada.
Alto desempenho com preço reduzido
Tirando diferenças no tamanho de tela e no armazenamento, o Samsung Galaxy Pop é um smartphone que vem para preencher o espaço do Galaxy S3.
As unidades de processamento, as câmeras e outras tecnologias são idênticas. O Pop ainda leva a vantagem de já trazer suporte para as redes 4G.
Diferentes mercados
Nem todos os modelos mostrados em nossa tabela são aparelhos voltados ao consumidor brasileiro. Essa é uma tática que a Samsung usa para atender a requisições específicas de cada região do planeta.
No Brasil, por exemplo, os aparelhos de dois chips fazem muito sucesso, por isso é comum ver a fabricante lançando versões dos celulares mais famosos com esta função.
Dos aparelhos citados em nossa tabela, é bem possível que o Samsung Galaxy S II Plus e o Samsung Galaxy Trend II Duos não sejam lançados no Brasil.
O primeiro é um modelo idêntico ao antigo S2, mas com tecnologia NFC. O outro é um smartphone exclusivo para o mercado chinês.
Novos astros para a Galáxia
Em apenas cinco meses, a Samsung lançou 12 modelos (sem contar as variantes) de aparelhos da linha Galaxy. Até o Natal, a empresa deve lançar mais uma enxurrada de aparelhos e anunciar outras grandes novidades. Por ora, já sabemos que o Galaxy S4 Mini, o Galaxy Mega (com tela de 5,8”) e dois Galaxy Tab serão lançados em algum momento no futuro.
Você pretende comprar um smartphone da Samsung? Quais recursos você busca e não encontrou nos modelos disponíveis atualmente?
Por Tecmundo!
Postar um comentário