Wermeson Sousa
On terça-feira, 20 de novembro de 2012
A França está negociando com o Google mais uma auditoria fiscal para pagamentos de impostos atrasados, segundo a Reuters.
O ministro de orçamentos do país, Jerome Cahuzac, disse nesta terça-feira, 20, que as autoridades francesas estão examinando se a prática do Google de cobrar dos anunciantes franceses via sua filial na Irlanda levou a companhia a pagar menos impostos na França.
Para o Google provar sua inocência, ele deverá mostrar que o trabalho feito na Irlanda é maior que o realizado pela equipe francesa, de acordo com especialistas fiscais que estão envolvidos no caso. No entanto, o ministro afirmou que as evidências de que as atividades exercidas em solo francês são maiores são incontestáveis.
Esta não é a primeira vez que o Google é obrigado a prestar contas às autoridades europeias. O Comitê de Contas Públicas do Reino Unido também convidou a companhia a dar explicações sobre o pagamento de seus impostos na região na última segunda-feira, 12.
O órgão britânico ainda pediu explicações à Amazon e à rede de cafereria Starbucks.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o Google reconheceu que a empresa cortou sua fatura fiscal no Reino Unido, canalizando os lucros de vendas da Europa nas Bermudas.
Mas alegou que isso é perfeitamente legal. Já a Amazon consegue evitar impostos no Reino Unido, pois seu faturamento de vendas na Europa se dá em uma Luxemburgo – pequeno país limitado pela Bélgica, França e Alemanha.
Postar um comentário