Popular posts

About Me

Há muitos anos me pergunto quem eu sou. Quanto mais me pergunto, menos sei quem sou. O que penso que sou não é o que sou.

Translate

Total de visualizações

Wermeson Sousa On segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Você provavelmente já ouviu algum amigo, logo após aumentar a velocidade da sua internet, dizer que, agora, baixaria a internet sem medo de ser feliz.

 Apesar de discos rígidos atuais conseguirem armazenar quantias absurdas de dados, toda a internet ainda está um pouco fora do alcance de pobres mortais como nós. Agora, é possível saber o quão impossível é ter toda ela.

O site Internet Archive, responsável por armazenar todo o conteúdo da internet para preservá-lo para gerações futuras, revelou que o arquivo de backup da rede mundial de computadores passou da marca de 10 PetaBytes. Sabe quanto isso significa em termos mais leigos? O arquivo tem o tamanho de dez milhões de GB.

Agora, leve em consideração que o Internet Archive mantém apenas registros de sites antigos, com seus layouts e conteúdo em texto.

 A internet toda consegue ser ainda maior, vide registros do Facebook que revelam que a rede social já armazena, aproximadamente, 100 PB de imagens e vídeos, enviados pelos seus usuários.

O verdadeiro tamanho da internet

Com 10 PetaBytes, é possível armazenar muita coisa. Se você pensa que os DVDs e Blu-rays que tem em casa já chegam perto, é melhor você pensar melhor sobre isso. Com 10 PetaBytes, você pode armazenar o conteúdo de:
  • 2.083.330 DVDs
  • 1.428.571 jogos de, aproximadamente, 6 GB
  • 200 mil Blu-rays de dupla camada (50 GB)
  • 156.250 iPhone 5 de 64 GB
  • 156.250 Samsung Galaxy S3
Acho que essas informações matam aquela vontade de algumas pessoas de terem toda a internet em um disco rígido, não é mesmo?